Procurar no site

Contatos

Terapiafala MMB
BRAGA
BRAGA
4710

914927193

martammb@hotmail.com

PERTURBAÇÃO ARTICULATORIA

Articulatórias

Dificuldades na produção dos sons da fala, normalmente caracterizados por substituição de um som por outro ("uápis" em vez de "lápis"); omissão de um som ("pato" em vez de "prato"); e distorção de um som ("chapo" em vez de "sapo).

Perturbação fonológica

A característica essencial da Perturbação Fonológica consiste numa incapacidade para utilizar sons da fala, esperados evolutivamente e próprios da idade e idioma. Esta perturbação pode envolver erros na produção, uso, representação ou organização dos sons, tais como (mas não limitados a) substituição de um som por outro (uso do som /t/ em vez do /q/) ou omissões de sons (tais como as consoantes finais).

As dificuldades da produção dos sons interferem no rendimento escolar, laboral ou na comunicação social. Se estiver presente uma Deficiência Mental, um défice motor da fala ou um défice sensorial, ou uma privação ambiental, as dificuldades da fala são excessivas em relação às que estariam normalmente associadas com estes problemas.

A Perturbação Fonológica inclui erros na produção fonológica (isto é, na articulação), erros que consistem na incapacidade para produzir correctamente sons da fala, assim como problemas fonológicos de base cognitiva que envolvem um défice na categorização linguística dos sons da fala (por exemplo, dificuldade em seleccionar os sons da linguagem que dão origem a uma diferença no significado). A gravidade oscila entre um efeito muito escasso ou nulo sobre a ininteligibilidade da fala, até uma fala completamente ininteligível.

Considera-se, habitualmente, que as omissões de sons são mais graves do que as substituições de sons, as quais, por sua vez, são mais graves que as distorções de sons. Os sons que com maior frequência são mal articulados são os de aquisição mais tardia na sequência do desenvolvimento (l, r, s, z, ch).