DESENVOLVIMENTO NORMAL DA LINGUAGEM.
O choro é primeira e principal forma de comunicação do bebé nesta fase de vida, já que é através dele que terá as suas necessidades atendidas pelos pais, seja o frio, a fome, a dor, etc. Para além do choro, o bebé produz sons vegetativos ou guturais, nomeadamente, espirros, soluços e tosse. Ambos os sons, preparam os órgãos fonoarticulatórios à passagem do ar, o que tem um aspecto estimulante na futura produção da fala.
Entre os dois/três meses o bebé inicia a palração, ou seja a produção contínua de sons vocálicos. Estes sons serão gradualmente substituídos por sequências de sílabas reduplicadas do tipo CVCV , "ma ma", "ta ta", a esta fase designa-se por lalação.
Dentro da lalação o balbucio é uma fase muito importante que se inicia por volta do quinto, sexto mês e que permanece até ao oitavo ou nono mês. Nesta fase o bebé inicia o processo de imitação de sons. O balbucio não é uma verdadeira forma de linguagem, uma vez que não possui o propósito de comunicação, mas uma actividade lúdica no nível sensório-motor. O balbucio, geralmente, compõe-se de sons labiais, porque a criança repete os mesmos movimentos. O jogo vocal, repetitivo, que parece uma brincadeira que a criança faz com os sons, chama-se ecolália. A ecolália trata-se apenas da repetição de sílabas ou de palavras. A criança repete-as pelo prazer de falar, sem nenhuma preocupação de dirigir-se a alguém, nem mesmo, às vezes, de pronunciar palavras que tenham sentido. Nesta fase a criança ainda não tem a intenção de comunicar. Tanto o sorriso como o balbucio representam um passo significativo no processo interactivo. È através do palreio que a criança aprende uma regra básica da comunicação, denominada de “turn taking” (pegar a vez), presente aos três meses de idade.
A repetição de monossílabos é uma das últimas etapas para alcançar a palavra, como significado atribuido pelo adulto. Entre os 12 e os 20 meses, aparecem as primeiras palavras com valor de mensagem completa.
Assim, dos 12 aos 18 meses intervém a fase da holofrase, isto é, uma única palavra que como é produzida num contexto funcional adquire vários significados segundo as variantes da sua utilização. Por vezes uma única palavra tem o significado de uma frase completa. Se uma criança diz “mamã” isto poderá significar: “Vem aqui mamã”. A palavra-frase ao mesmo tempo é o sujeito e predicado. Os outros termos gramaticais aparecem no gesto e na expressão faciais da criança. É a chamada fala telegráfica, em que o comprimento médio de enunciado é de um morfema. Nesta fase a criança já compreende cerca de 50 palavras e frases simples e também já utiliza a linguagem para estabelecer e manter o contacto com o meio familiar.
Entre os 18 e os 24 meses, a criança começa a produzir pequenos enunciados, maioritariamente compostos por substantivos, alguns verbos, raros advérbios, geralmente desprovidos de artigos, pronomes, conjunções e preposições.
Os 18 meses são uma etapa muito importante, a criança começa a vivenciar a fase da função simbólica através do jogo simbólico. Esta começa a assimilar que determinado objecto tem uma função própria (o copo é para beber, o garfo é para comer, a escova de dentes é para lavar os dentes…), querendo ela própria começar a executa-las.
A constituição do seu vocabulário parece lento até aos 19 meses, para a partir desta idade aparecerem muitas palavras novas por dia que a criança produzirá com grande prazer e sem os adultos perceberem onde é que a criança aprendeu aquelas palavras.
Nesta fase muitas vezes a criança fala muito pouco, mas interiormente esta a captar novo vocabulário para mais tarde o aplicar.
Dos 18 aos 20 meses a criança tem um vocabulário mais rico, começa a expressar-se, associando duas palavras com a intenção de transmitir uma ideia ou vontade.
Dos 20 aos 22 meses, a criança ganha segurança e sente que é compreendida pelos outros, a criança começa a fazer com maior vontade a ligação de duas palavras numa frase.
Dos 22 aos 24 meses dá-se um aumento rápido do enunciado de duas palavras ou de três palavras e a ordem da frase adulta é finalmente respeitada: sujeito, verbo e objecto.
Dos dois até aos três anos, a articulação das crianças já é bastante clara no entanto, manifestam algumas dificuldades na produção de certos fonemas como /j/,/z/,/r/,/rr/,/lh/, na produção de grupos e encontros consonânticos e de palavras compridas.
Nesta faixa etária domina o artigo definido, particularmente singular (o – a) e começam a aparecer pronomes (pessoais e possessivos) e preposições. Os tempos dos verbos utilizados nestes enunciados encontram-se principalmente no presente, no passado e, por vezes, no futuro (próximo) do indicativo. Frequentemente aparecem erros chamados de “ generalizações abusivas” Ex.”“fazi”, “eu ouvo”,“pinti”. Estas situações demonstram que a criança já conhece bem a gramática da sua língua materna, apenas ainda não conhece algumas das suas excepções.